Neoclassicismo

Neoclassicismo

Por

Este movimento nasceu na Europa no século XVIII e possuía traços de uma nova burguesia que dominava a sociedade logo após o Império de Napoleão e a Revolução Francesa. Esse novo movimento provavelmente teve sua primeira fagulha devido as descobertas em sítios arqueológicos de Herculano, Pompeu e Atenas.


As principais características do estilo
É o regresso ao passado, uma nova leitura de obras antigas onde a simplicidade eram aplicadas, com esse movimento, a arte do passado, ou melhor, os traços das artes do passado voltaram ao mundo sob a alcunha de: neoclassicismo, ou seja, o clássico redesenhado. Esse movimento, além de grandes artistas, também foi comparado ao Romantismo devido às similaridades.


Neoclassicismo na Pintura e Arquitetura
As construções também estão inclusas neste tipo de movimento, tanto as civis quanto as religiosas que apresentam traços do estilo romano e por falar em Roma, a cidade era considerada uma das principais adeptas deste movimento. Também pudera, Roma era o lar do crítico, Joachim Winckelmann, que por muitos foi considerado o pai do neoclassicismo, um grande exemplo do estilo é a Chiswick House feita pelo Lorde Burlington próximo a Londres.

As características da pintura para este movimento são muito marcantes, além de possuir o formalismo ainda deixava latente os traços do dominante racionalismo, sem perder a harmonização das cores e suas sintonias. A pintura, como a arquitetura, seguia as tendências clássicas gregas e a renascentista italiana.

Outra manifestação importante deste estilo foi o próprio presidente dos Estados Unidos, Thomas Jefferson, apesar do amadorismo, era um verdadeiro amante da arquitetura, prova disso é sua casa com traços do neoclassicismo.


Os artistas Neoclassicismo
No século XVIII as academias desenvolveram um papel importante no ensino da arte tornando-se organizadores de exposições das obras e tais eventos, ajudaram na sobrevivência deste movimento. Os artistas que se destacaram neste período foram: Jacques-Louis David e Jean-Auguste Dominique, este último foi aluno do primeiro que é um dos maiores deste movimento após a Revolução Francesa, era tão prestigiado que chegou a fazer desenhos de trajes e paisagens para eventos oficiais.

Leia também! Assuntos relevantes