Negro na Atualidade no Brasil

Negro na Atualidade no Brasil

Por

Durante séculos, o negro viveu uma realidade de marginalização na sociedade brasileira, sem acesso à educação e a uma vida digna. O Brasil é um dos países com a maior população negra fora da África. Esse povo guerreiro teve grande importância no desenvolvimento do país e na construção da identidade do brasileiro.

A realidade do negro na atualidade já é melhor e com mais condições de igualdade com brancos. A população negra conta com diversas políticas afirmativas que garantem acesso digno à educação, boas oportunidades de carreira e cargos na gestão pública, em empresas estatais e em diversos outros segmentos da sociedade.

O negro encontrou o seu lugar e vem se auto-afirmando dia após dia. O talento afro-brasileiro está em todas as áreas: nas artes, nas ciências, na área acadêmica, no direito, na política e na comunicação. O processo de mudança da sociedade e o espaço para os negros vêm avançando lenta e progressivamente.

O Estado brasileiro foi escravista durante mais de trezentos anos, e isso causou um grande prejuízo para a população afro-brasileira, que foi obrigada a lutar por seus direitos. Hoje, a realidade multicultural do Brasil e a importância do negro na sociedade estão se sobressaindo. A democracia racial e participativa, discutida desde 1930, está finalmente sendo legitimada no país.

A inclusão do negro na sociedade é cada vez mais necessária. Por isso, as leis, programas e políticas sociais e de afirmação fazem parte de um cenário governamental mais igualitário e justo.

Leia também! Assuntos relevantes