Músicas Típicas do Ceará

Músicas Típicas do Ceará

Por

O Ceará faz parte do mágico e rico universo cultural do nordeste brasileiro. A cultura do Ceará é muito diversificada e apresenta características peculiares. No campo da música, a riqueza do Ceará é conhecida em todo o Brasil, com ritmos marcantes.

O principal gênero musical do Ceará é o forró e suas variações, como o forró pé-de-serra, o xaxado e o baião. Os principais instrumentos musicais são a sanfona e o triângulo.

Um nome importante da música do Ceará é Humberto Teixeira, parceiro do pernambucano Luiz Gonzaga. Os dois foram os criadores do baião.

O Ceará também tem a tradição das bandas cabaçais, que utilizam pífanos, zabumbas e pratos. Uma dessas bandas é a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto.

Os seresteiros e repentistas também são muito populares na música cearense. Além disso, os destaques também contam com representantes do coco, do xaxado, do samba de roda, do baião, do xote, do forró, do axé e do frevo.

Um ritmo mais moderno do Ceará é o forró eletrônico, que conta com instrumentos mais arrojados. Nos anos 60, a MPB e o tropicalismo no Brasil também tiveram grandes nomes de músicos do Ceará, como Ednardo, Belchior, Fagner, Amelinha e J. Camelo Ponte.

Na música clássica, o Ceará também tem representantes importantes, como o cearense Alberto Nepomuceno, considerado o pai da música erudita nacional. Outro representante da música clássica foi o regente Eleazar de Carvalho, fundador da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Leia também! Assuntos relevantes