Música típica da região norte

Música típica da região norte

Por

A região norte do Brasil é muito rica culturalmente. Essa região do país tem muita influência dos povos indígenas. Essa característica é marcante na música, nas danças e até na culinária do norte do Brasil.

A região norte tem muitas manifestações culturais. O evento mais famoso do norte é Festival de Parintins, realizado anualmente no mês de junho. A festa é uma homenagem aos Bois Garantido e Caprichoso. Esse festival surgiu a partir da influência dos imigrantes nordestinos.

Durante o Festival de Parintins, a música é uma manifestação artística muito importante. A cultura do norte também é rica em manifestações folclóricas e celebrações culturais. Outras manifestações especiais do norte são a Folia dos Três Reis Magos, a Paixão de Cristo, a Festa do Divino e as Congadas. Todas as atividades são marcadas por muita música tradicional.

Os principais ritmos do norte são o Carimbó, o Calypso e a Marujada. A Dança do Carimbó é uma manifestação indígena. Essa música tem uma influência do batuque africano. Esse ritmo também tem influência das músicas folclóricas lusitanas, com castanholas na marcação das canções.

O Calypso é uma música agitada, com influência afro-caribenha, que faz muito sucesso no Pará. Já a Marujada surgiu de uma festa em louvor a São Benedito. Essa dança era feita pelos negros. Os instrumentos musicais da marujada são o tambor, a cuíca, os pandeiros, a rebeca, a viola, o cavaquinho e o violino.

Leia também! Assuntos relevantes