Geografia

Montanha

O conceito de montanha é estudado em geografia. Essa forma de relevo também recebe o nome de monte e está presente em diversos territórios do planeta. No Brasil, no entanto, não existem formas tão elevadas que possam receber essa denominação. Por aqui, segundo as análises científicas, existem apenas picos, serras e outras estruturas de relevo mais baixas e com características específicas.

A palavra montanha vem do latim montanea. Essa formação geográfica tem altitude superior a uma colina, por exemplo. E quando nota-se uma formação com várias montanhas, essa estrutura recebe o nome de cordilheira.

Montanhas, Neve

O que é uma montanha?

A montanha é uma formação de relevo com acentuada inclinação e elevada altitude. Segundo a classificação científica, a cada 150 metros de ascendência na forma de uma montanha, é possível perder até 1ºC em relação ao nível do mar. Estima-se que a superfície da Terra seja 24% montanhosa e que cerca de 10% das pessoas vivam em regiões montanhosas no mundo.

Montanha Alta

O planeta é repleto de montanhas de dobramentos. Existem montanhas jovens, que são aquelas com formação no período Terciário; e as montanhas antigas, que se formaram de rochas magmáticas e metamórficas. Também existem montanhas rochosas, montanhas de vales profundos, montanhas vulcânicas, entre outras formações.

As montanhas mais famosas do mundo são os Alpes da Europa, os Andes da América do Sul, o Himalaia na Ásia, e as montanhas rochosas na América do Norte. Algumas cadeias de montanhas se estendem por centenas de quilômetros, como ocorre com o Himalaia e os Andes, por exemplo.

As montanhas mais jovens do planeta Terra são resultado de colisões de placas tectônicas que ocorreram nos últimos 25 milhões de anos. Entre as montanhas mais antigas da superfície terrestre, destacam-se os Alpes Escandinavos, os Montes Apalaches e os Montes Urais. Estas formações apresentam cumes com forma mais arredondada.

Confira as 5 maiores montanhas da Terra:

• 1 – Monte Everest (Ásia) – 8.848 metros
  • 2 – Aconcágua (América do Sul) – 6.960 metros
  • 3 – Kilimanjaro (África) – 5.892 metros
  • 4 – Elbrus (Europa) – 5.642 metros
  • 5 – McKinley (América do Norte) – 6.194 metros

As formações com maior altitude no relevo brasileiro

No Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o pico mais alto é o chamado Pico da Neblina, localizado na serra do Imeri, no Amazonas. A formação tem 2.995,30 metros de altitude. O segundo lugar fica com o Pico 31 de Março, também localizado na serra do Imeri, no Amazonas.