Mitocôndrias

Por

As mitocôndrias são partes constituintes das células. Elas se apresentam imersas no citosol, entre bolsas e filamentos que preenchem o citoplasma de células eucariontes.

É na mitocôndria que se produz a energia necessária para as atividades celulares. Essa estrutura foi descoberta no século XIX por citologistas.

A palavra “mitocôndria” vem do grego e significa cartilagem. Essas organelas têm aspecto filamentoso e homogêneo, quando observadas ao microscópio.

As mitocôndrias podem estar presentes nas células entre dezenas ou centenas. Elas estão presentes em seres eucariontes, como animais, plantas, algas, fungos e protozoários.

A mitocôndria é a organela que realiza a respiração celular. Elas apresentam formas variáveis, como ovoides, esféricas ou de bastonetes, e contam com duas membranas.

Na matriz mitocondrial encontramos diversas estruturas ribossomais, enzimas e um filamento de DNA circular. A mitocôndria fornece energia metabólica liberada na forma de ATP (Adenosina Trifosfato), para que esta seja empregada em todas as atividades celulares.

As mitocôndrias têm material genético próprio e podem se autoduplicar.

Leia também! Assuntos relevantes