Miniaturismo

Miniaturismo

Por

Existem várias técnicas utilizadas para se elaborar uma obra de arte. Entre tantas existentes está o miniaturismo. Trata-se de projetar e construir em escala reduzida os objetos. Os materiais usados para sua confecção são os mais diversificados, como isopor, madeira e plástico. Um exemplo bastante conhecido de miniaturismo é a maquete. Pode ter objetivo profissional e educativo.

Um dos segmentos do miniaturismo mais conhecido é o modelismo. Ele é a recriação de modelos de carros, navios, helicópteros, aviões. Tem destino profissional ou recreativo. Algumas categorias existentes são: ferromodelismo, aeromodelismo e automodelismo

As casas de boneca também se enquadram no miniaturismo. O primeiro modelo do qual se tem conhecimento foi feito em 1558 quando um Duque mandou fazer uma casa em miniatura para dar de presente para a filha. A obra ficou muito bem feita, rica em detalhes e realismo. Por isso, o nobre Duque da Baviera adicionou o presente da filha a sua coleção de obras de arte.

Desde então foi percebido que o miniaturismo se tratava de uma forma de expressão artística. A técnica é bastante utilizada e admirada no mundo inteiro.

Imagem - Miniatura de Mesa de Jantar.

Juliana Miranda - GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes