Michel Temer nasceu no dia 23 de setembro de 1940, na cidade de Tietê, no Estado de São Paulo. O político, que se tornou presidente do Brasil em 31 de agosto de 2016, após o processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff, é formado em Direito, tem título de doutor em direito pela PUC e foi deputado por seis mandatos.

Temer deve permanecer na Presidência do Brasil até o dia 31 de dezembro de 2018. Conheça a biografia do político!


Vida e Carreira Política de Michel Temer

Michel Temer é um político antigo e tradicional. Ele já foi presidente da Câmara dos Deputados por três vezes e se elegeu vice-presidente em 2010 e 2014, com Dilma Rousseff.

Durante sua atuação como deputado, Michel Temer foi eleito pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) como o parlamentar mais influente do Congresso Nacional. Temer veio de uma família de libaneses. Ele é o caçula dos oitos filhos de Miguel Elias Temer Lulia e March Barbar Lulia.

O nome completo de Temer é Michel Miguel Elias Temer Lulia. Na juventude, Temer estudou direito na importante Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Em seguida, fez seu doutorado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.

O político atuou como professor da Faculdade de Direito de Itu e como diretor do curso de pós-graduação da Faculdade de Direito da PUC-SP. A vida política começou em 1983, quando foi convidado pelo então governador do Estado de São Paulo, Franco Montoro, para ocupar seu primeiro cargo público na Procuradoria Geral do Estado.

Em 1984, Temer se tornou secretário de Segurança Pública de São Paulo, cargo que garantiu a ele notoriedade por causa da criação da primeira Delegacia da Mulher do País.

Em 1986, Temer concorreu ao cargo de deputado federal pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro). Nesta primeira eleição, ele ficou como suplemente, mas acabou assumindo a posição no lugar do deputado titular.

Em 1992, Temer retornou à Segurança Pública de São Paulo, logo depois do episódio que ficou conhecido como "Massacre do Carandiru". Neste período, ele reabriu os diálogos sobre os direitos humanos no Brasil.

Além de político, Temer é escritor. Ele já escreveu livros como Constituição e Política, Territórios Federais nas Constituições Brasileiras e Seus Direitos na Constituinte e Elementos do Direito Constitucional. No estilo literário de poesia e ficção, Temer lançou o livro Anônima Intimidade.

Em 1995, atuando novamente como deputado federal, Michel Temer se tornou líder do PMDB na Câmara. Em 1997, ele foi eleito presidente da Câmara dos Deputados. O político foi reeleito deputado em 1998.

Em 2004, Temer disputou as eleições municipais de São Paulo, como vice-prefeito na chapa de Luísa Erundina (PSB).

Atualmente, Michel Temer é o 37º Presidente do Brasil. Ele é casado com Marcela Temer desde 2003, com quem tem um filho. Ele também é pai de Luciana, Maristela, Clarissa e Eduardo, de seus antigos relacionamentos.

Entre 2001 e 2015, Michel Temer foi membro da maçonaria. Ele é filiado ao PMDB desde 1981.

Leia também! Assuntos relevantes