Biologia

Métodos Anticoncepcionais ou Contraceptivos

O avanço no desenvolvimento de medicamentos e métodos de contracepção colaborou com o planejamento familiar. Graças aos diversos anticoncepcionais disponíveis no mercado, os casais conquistaram a possibilidade de escolher o momento ideal para ter um filho.

Contudo, muito se questiona o papel que foi delegado à mulher na estratégia da contracepção. Isso porque a maior parte dos métodos anticoncepcionais é direcionada ao uso exclusivo das mulheres, como os medicamentos orais, o diafragma, os métodos hormonais injetáveis, entre tantos outros. Isso mostra que o peso do dever da contracepção está muito mais sobre a mulher do que sobre os homens.

Outro ponto que deve ser levado em consideração são os malefícios que alguns métodos anticoncepcionais causam à saúde e ao organismo feminino. Os medicamentos anticoncepcionais, por exemplo, estão ligados a casos de trombose e outras doenças.

Diante destes fatores, fica evidente a necessidade de um diálogo franco entre os casais no momento da escolha do método contraceptivo que será usado para evitar a gravidez indesejada. A utilização dos métodos de barreira, como as camisinhas masculina e feminina, é sempre uma boa alternativa, pois além de impedir a gravidez, também evita a transmissão de doenças pelo sexo.

O que é a contracepção?

A contracepção nada mais é do que o impedimento da fertilização do óvulo pelo espermatozoide. Existem vários tipos de contraceptivos, como os medicamentos orais, injetáveis, adesivos, camisinhas para barreira física, entre outros. Conheça a história da origem dos métodos contraceptivos.

Confira os principais métodos contraceptivos da atualidade:

1 – Camisinha masculina e feminina – Material feito de látex, colocado sobre o pênis ereto para criar uma barreira física que impeça a passagem dos espermatozoides depois da ejaculação. A camisinha é um método seguro para evitar a gravidez e também as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). Existe também a camisinha feminina, que segue o mesmo princípio, mas é utilizada dentro da vagina.

2 – Diafragma – Componente de látex que precisa ser introduzido na vagina antes da relação sexual. Ele serve para fechar a entrada do útero, evitando que os espermatozoides cheguem até o óvulo.

3 – Hormônios Injetáveis – São introduzidos no organismo feminino por meio de uma seringa. Os hormônios agem para evitar a ovulação. É importante consultar um médico antes de utilizar este método, pois ele pode trazer complicações para a saúde feminina.

4 – DIU (Dispositivo intrauterino) – Trata-se de um componente de plástico banhado a cobre. O material é introduzido no corpo feminino, mais especificamente no útero, e age como um espermicida.

5 – Anticoncepcional Oral – O medicamento é amplamente utilizado por mulheres do mundo inteiro. Trata-se da famosa pílula, que é tomada para evitar a ovulação. Normalmente, o medicamento é tomado diariamente até o final da cartela e, depois, a mulher tem uma pausa de sete dias consecutivos sem o remédio para menstruar.