Meteorologia

Por

A meteorologia é uma ciência que analisa e estuda a atmosfera terrestre. É por meio dessa ciência que os homens conseguem fazer a previsão do tempo, se antecipar a fenômenos naturais extremos e prevenir a população contra fortes chuvas e tempestades.

A meteorologia estuda todos os processos atmosféricos, desde as interações químicas e físicas mais simples, até processos dinâmicos na atmosfera. A ciência da meteorologia surgiu no século XVII e evoluiu muito no século XVIII.

Com o passar dos anos, o homem se aprimorou na observação da atmosfera, promovendo uma troca mais eficiente de dados meteorológicos, previsões numéricas do tempo e modelos meteorológicos.

Com a invensão do computador e da internet, a meteorologia se tornou mais rápida e eficaz no processamento e intercâmbio de dados meteorológicos. O grande objetivo da meteorologia é investigar os fenômenos observáveis da atmosfera.

A meteorologia trabalha muito com os conceitos de temperatura, pressão atmosférica e umidade do ar. Vale destacar que grande parte dos eventos meteorológicos acontece na troposfera, a camada mais baixa da atmosfera da Terra.

A meteorologia tem como base a climatologia, a física atmosférica e a química atmosférica. Essa ciência contribui muito para o planejamento da agricultura, a política energética, estratégias militares e para a construção civil.

Leia também! Assuntos relevantes