Metal

Por

O metal é um elemento muito importante da química. Essa substância tem boa condutividade elétrica e de calor, e é empregada pelo homem em diversos setores da indústria e do dia-a-dia.

Os metais apresentam cor prateada ou amarelada, e têm um alto ponto de fusão e de ebulição. Esse elemento também apresenta dureza, maleabilidade e elasticidade.

De uma maneira geral, o metal pode ser definido como um elemento químico que tem aglomerados de átomos com caráter metálico. Os elétrons de valência são responsáveis pela alta condutividade dos metais.

As principais características dos metais são: condutibilidade, maleabilidade e elasticidade. Os metais podem ser transformados em lâminas e têm a capacidade de voltar ao normal depois de serem esticados.

A maioria dos metais apresenta ordenação cristalina simples, alto nível de aglutinação atômica e tendência a não formar compostos entre si. Os metais podem apresentar afinidade com elementos não metálicos, como o oxigênio e o enxofre.

Atualmente, os metais são muito utilizados na construção civil, em estruturas mecânicas e equipamentos que necessitam de boa condutibilidade elétrica e térmica. Entre os principais tipos de metais podemos citar o latão, o aço, o aço inox e o alumínio. Vamos conhecer cada um desses metais:

Latão - Ligas formadas principalmente por cobre e zinco. Esse metal tem uma cor amarelada e pode ser utilizado na fabricação de peças e acessórios para banheiros, como torneiras e conexões.

Aço - O aço é uma é liga composta principalmente de Ferro e Carbono. Esse metal é muito utilizado na construção civil e na fabricação de queimadores infravermelhos, fogareiros e lampiões.

Aço Inox – É um tipo de aço que contém 11% de Cromo, e apresenta melhor resistência à corrosão. Esse metal é utilizado na fabricação de panelas, grelhas e outros utensílios para a cozinha.

Alumínio – É um metal prateado, maleável e barato. Apresenta alta resistência à corrosão. O alumínio é utilizado na fabricação de latas, cabos suspensos de eletricidade, entre outros produtos.

Leia também! Assuntos relevantes