Meio de transporte mais utilizado no região nordeste

Meio de transporte mais utilizado no região nordeste

Por

Uma pesquisa do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) mostrou que o meio de transporte mais utilizado na região nordeste do Brasil é a moto. As cidades do interior do Nordeste têm as motos como os veículos mais utilizados pela população.

Cinco cidades nordestinas são exemplos do crescimento no número de motos nas ruas: Parnaíba (PI), Juazeiro do Norte (CE), Imperatriz (MA), Mossoró (RN) e Arapiraca (AL). Essas cidades têm mais de 150 mil habitantes e contam com grandes frotas de motocicletas.

Na média nacional, o número de carros é quase três vezes maior que o de motos e correspode a 58% dos veículos. Na cidade de Parnaíba, que fica a 360 km de Teresina, por exemplo, o crescimento do número de motos nos últimos anos chegou a quase quatro vezes. A cidade passou De 5.270 motocicletas registradas em 2001, para mais de 20 mil. Estas cidades do nordeste também contam com uma grande proliferação de mototaxistas.

Além disso, carros e ônibus também aparecem como meios de transporte bastante utilizados no nordeste, principalmente para viagens intermunicipais e interestaduais. A população do nordeste também emprega muito a bicicleta como meio de locomoção.

Uma outra forma de meio de transporte que continua sendo comum é o Pau de arara, um meio de transporte irregular, mas que ainda é muito utilizado no Nordeste do Brasil. O pau de arara é uma adaptação de caminhões para o transporte de passageiros.

Leia também! Assuntos relevantes