Medições de Distância

Medições de Distância

Por

Na física, estudamos as medições de distância. Antes de começarmos a falar sobre isso, no entanto, temos que entender que distância é toda medida que separa dois pontos.

A distância é dada pelo comprimento do segmento de reta que liga dois pontos de uma superfície. Para nos ajudar a trabalhar com o conceito de distância, existe a Metrologia, área que estuda o melhor método para obter uma medição precisa.

As medições de distância também seguem normas e padrões internacionais. Existem unidades de medição e critérios de apresentação para as medições de distância.

Outra ferramenta que auxilia nas medições são os equipamentos de medida, como a fita métrica, a régua, o paquímetro e o micrômetro. Dependendo do tamanho do objeto ou da área a ser medida, são necessários aparelhos ou métodos específicos.

Algumas medições também utilizam métodos de relações simples de trigonometria ou triângulos semelhantes. Esse método é chamado de triangulação.

Um conceito importante nas medições está relacionado ao sistema métrico decimal: o metro. O metro foi estabelecido para ser a décima milionésima parte da distância do Pólo Norte ao Equador.

Hoje, o metro é a unidade fundamental de comprimento. Os múltiplos e submúltiplos do metro são: o quilômetro, hectômetro, decâmetro, decímetro, centímetro e milímetro.

Dizemos que os múltiplos do metro são utilizados para medir grandes distâncias, e os submúltiplos do metro são empregados para medir pequenas distâncias.

Leia também! Assuntos relevantes