Mecanismos de seleção de combinação de palavras

Mecanismos de seleção de combinação de palavras

Por

Falar e escrever pode parecer muito fácil quando realizamos essa tarefa automaticamente. Mas a verdade é que, para expressar ideias, precisamos efetuar uma combinação de palavras que expresse um sentido. Quando utilizamos palavras de duplo sentido, a comunicação é prejudicada, pois ela depende da interpretação do receptor. Quando não utilizamos a concordância entre as palavras, elas não expressam um sentido claro e também há um prejuízo na compreensão da frase.

Para construir orações sem ambiguidades precisamos usar os mecanismos de seleção de palavras, que se dividem em duas partes: seleção e combinação. Existem três fatores determinantes para a construção de uma oração. São eles: precisão conceitual, construção da imagem social e sonoridade.

Fatores de seleção e combinação

Para obter precisão conceitual, é necessário selecionar as palavras de forma que elas expressem exatamente o que se pretende dizer. Portanto, deve se evitar ao máximo os termos que pareçam ambíguos na construção da oração. Outro fator importante é conhecer o conceito de cada palavra, assim é mais fácil obter sucesso no significado da oração.

O segundo critério para levar em consideração na hora de formar uma frase é a construção da imagem social. Isto é, você deve estar atento ao sentido que as palavras associadas vão criar na oração. Para evitar erros é preciso combiná-las e conhecer o sentido que a frase vai expressar. A oração também deve aparecer dentro de um contexto, para que, conciliada com o restante do texto, expresse um significado coerente.

Por último, mas não menos importante, vem a sonoridade. Este fator diz respeito aos sons que as palavras combinadas podem emitir. Uma oração mal estruturada pode resultar em cacofonias ou problemas de interpretação. A sonoridade não diz respeito apenas à construção das palavras. A pontuação é bastante importante para a criação do sentido. Um texto mal pontuado pode expressar uma ideia totalmente contrária da que se pretende transmitir.

Além destes três sentidos, existem regras básicas para a combinação de palavras. Entre elas está a concordância verbal e nominal em gênero, número e grau. Utilizando esses critérios, as chances de obter sucesso ao transmitir um sentido através de uma oração se tornam maiores.

Leia também! Assuntos relevantes