Mecânica Estatística e Dinâmica Não-Linear

Mecânica Estatística e Dinâmica Não-Linear

Por

Na física, a mecânica estatística é responsável por fornecer os resultados fenomenológicos da termodinâmica. Isso é possível a partir de análises probabilísticas.

A mecânica estatística apresenta uma relação entre as propriedades microscópicas dos átomos e as moléculas. Essa área explica a termodinâmica como um resultado natural da estatística, da mecânica clássica e da mecânica quântica num nível microscópico.

A mecânica estatística também descreve o trabalho da dinâmica não-linear, da teoria do caos, da física térmica, da dinâmica dos fluidos e da física de plasmas.

As pesquisas desse campo da física fazem uso do processamento de modernos computadores e apresentam uma abordagem comum para problemas estatísticos.

Nesse contexto, a dinâmica Não-Linear é uma das áreas mais comentadas. A dinâmica surgiu a partir de equações diferenciais e hoje se manifesta em sistemas de movimentos determinísticos.

Um sistema dinâmico não-linear é, portanto, um sistema não pré-determinista, com implicações individualmente aleatórias e não previsíveis.

Leia também! Assuntos relevantes