Martin Luther King

Por

Martin Luther King Jr. nasceu no dia 15 de janeiro de 1929, em Atlanta, nos Estados Unidos. Ele foi um pastor protestante e ativista político que lutou firmemente pelos direitos dos negros. King se tornou um ícone da luta pela igualdade racial nos Estados Unidos. Ele participou de diversos movimentos e boicotes.

Martin Luther King foi um dos fundadores da Conferência da Liderança Cristã do Sul (SCLC), em 1957. Ele também participou da Marcha sobre Washington, em 1963, onde marcou na história o seu discurso "I Have a Dream", apresentado ao público no Lincoln Memorial.

King recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 14 de outubro de 1964. Seus esforços no combate à desigualdade racial e seu incentivo a não violência o tornaram conhecido no mundo inteiro. Durante toda a sua trajetória, King recebeu muitas ameaças de morte. Ele também chegou a ser preso por seu ativismo contra o transporte público separatista.

Martin Luther King foi assassinado no dia 4 de abril de 1968, em Memphis, no Tennessee. Ele recebeu como homenagem póstuma a Medalha Presidencial da Liberdade, em 1977, e a Medalha de Ouro do Congresso, em 2004. Atualmente, os Estados Unidos celebram o feriado do Dia de Martin Luther King.

Leia também! Assuntos relevantes