Marina Silva

Por

Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima, conhecida nacionalmente apenas como Marina Silva, é uma representante da política brasileira. Nascida em Rio Branco, no Acre, no dia 8 de fevereiro de 1958, Marina se formou em história e psicopedagogia. Ela entrou para a política graças a sua atuação como ambientalista e participação em movimentos sociais.

Atualmente, Marina Silva está afiliada ao Partido Socialista Brasileiro, mas ela iniciou sua carreira política em 1984 pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Marina atuou como vice-coordenadora da Central Única dos Trabalhadores no Acre.

A trajetória política de Marina Silva é marcada pela passagem da historiadora pelos cargos de vereadora de Rio Branco, Deputada Estadual, Senadora e Ministra do Meio Ambiente no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Marina Silva foi candidata à Presidência da República em 2010, pelo Partido Verde (PV). Neste pleito, a candidata alcançou o terceiro lugar no primeiro turno, tendo recebido cerca de 19 milhões dos votos válidos.

Marina é conhecida nacionalmente e internacionalmente por sua posição a favor da preservação do meio ambiente. Ela já recebeu diversos prêmios internacionais por sua atuação nesta área, como o "Champions of the Earth" da Organização das Nações Unidas.

Marina Silva é filha do seringueiro Pedro Augusto da Silva, e da dona de casa, Maria Augusta da Silva. Ela começou sua vida profissional trabalhando como empregada doméstica. Na adolescência, Marina passou por vários problemas de saúde e enfrentou a malária, uma contaminação por mercúrio e a leishmaniose.

Marina tem quatro filhos, Shalon, Danilo, Moara e Mayara. Ela é casada com o técnico agrícola, Fábio Vaz de Lima. Evangélica, Marina Silva é membro da Igreja Assembleia de Deus.

Marina Silva se lançou à disputa presidencial de 2014 ao lado do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Ela seria a vice-presidente pelo PSB, mas a morte trágica de Campos num acidente aéreo levou Marina a assumir o posto de candidata à Presidência da República.

Leia também! Assuntos relevantes