Manguezais

Por

Os Manguezais são ecossistemas muito ricos, concentrados em áreas costeiras alagadas. Esse tipo de ambiente é comum em regiões com clima tropical ou subtropical. Trata-se de uma zona úmida que pode estar perto de lagunas, rios e mares.

Nos manguezais vivem diversas espécies de crustáceos, peixes e moluscos. O ecossistema é composto basicamente por uma vegetação de mangue-bravo, seriúba e mangue-branco. O ambiente também é marcado pela presença de água salobra e canais de troca entre água doce e salgada.

O solo dos manguezais é rico em nutrientes e matéria orgânica. No Brasil, esse tipo de ecossistema está presente em praticamente todas as regiões, sendo que o país tem uma extensa faixa de manguezal de aproximadamente 20 mil km².

A legislação brasileira protege os manguezais. A lei 4.771, de 15 de setembro de 1965, estabelece que os manguezais são Áreas de Preservação Permanente (APP).

Mesmo com a proteção legal, esses ecossistemas brasileiros são ameaçados pela exploração de recursos naturais, poluição industrial e de esgotos. O manguezal é considerado um ecossistema de transição entre os ambientes terrestre e marinho.

Leia também! Assuntos relevantes