Mal de Alzheimer

Mal de Alzheimer

Por

A Doença de Alzheimer, também conhecida como Mal de Alzheimer, é caracterizada por demência, perda de memória e das funções cognitivas mais importantes para os seres humanos, como o senso de orientação, linguagem e atenção. Essa doença não tem cura e é mais comum em idosos.

Os médicos ainda não sabem o que leva ao desenvolvimento do Mal de Alzheimer, mas já está claro que a doença é causada pela morte de células cerebrais. O tratamento do Alzheimer é direcionado a retardar os avanços da doença, controlar os sintomas e garantir mais qualidade de vida para o doente e seus familiares.

O nome da doença é uma homenagem ao médico Alois Alzheimer, o primeiro a descrever o problema, em 1906. O pesquisador relatou o caso de uma mulher de 51 anos de idade que sofreu perda progressiva de memória, desorientação e distúrbio de linguagem.

A Doença de Alzheimer causa uma redução do número de células nervosas (neurônios) e das ligações cerebrais (sinapses). Esses dois sintomas provocam uma diminuição do volume cerebral.

Pesquisas apontam que existem cerca de 35,6 milhões de pacientes no mundo com o Mal de Alzheimer. No Brasil, são aproximadamente 1,2 milhão de doentes.

Leia também! Assuntos relevantes