Lupus Eritematoso Sistêmico

Lupus Eritematoso Sistêmico

Por

O Lupus Eritematoso Sistêmico, popularmente conhecido apenas como Lúpus, é uma doença autoimune, ainda sem cura e sem explicações para o seu surgimento. Esta enfermidade atinge o tecido conjuntivo em qualquer área do corpo.

Basicamente, nas doenças autoimunes, o próprio organismo ataca suas células e tecidos por entender que eles são invasores. Esse processo resulta em inflamações e outros problemas de saúde. O Lúpus é uma doença com maior predomínio em mulheres negras, asiáticas e latinas.


O que o Lúpus causa?


O Lúpus atinge principalmente a pele, as articulações, os rins e o cérebro. Ele altera o sistema imunológico, fazendo com que o organismo ataque tecidos saudáveis.

A doença tem diferentes classificações, como o Lúpus Discoide e o Lúpus Sistêmico. Na prática, o problema causa inflamação na pele, lesões cutâneas de cor vermelha e comprometimento dos órgãos, como rins, coração e pulmões, além de prejudicar as articulações.

O Lúpus está baseado em um comportamento anormal das defesas do organismo, mas a medicina ainda não sabe explicar o motivo desse processo. Pesquisas não conclusivas indicam que a doença pode ter relação com a exposição à luz do sol e uso de medicamentos.

O problema é mais comum nas mulheres e é diagnosticado principalmente na faixa etária entre os 15 e os 40 anos de idade. Apesar de não existir uma cura para o lúpus, a doença necessita de tratamento constante.

A maior parte da população que apresenta a doença demonstra sintomas moderados, como fadiga, febre, manchas vermelhas na pele, dor nas articulações, rigidez muscular, dor de cabeça, sensibilidade à luz solar e inchaços.


Tratamento do Lúpus


Ao apresentar algum sintoma estranho, procure um médico. O diagnóstico do lúpus é feito por um exame físico e um exame do sistema nervoso. O tratamento é realizado com anti-inflamatórios não-esteroides, que ajudam a controlar os sintomas.

As pessoas que sofrem de Lúpus também são aconselhadas a usarem protetor solar diariamente. A data 10 de maio é lembrada como o Dia Internacional do Lupus Erictematoso Sistêmico.

Leia também! Assuntos relevantes