Little boy (Bomba atômica)

Little boy (Bomba atômica)

Por

Little Boy, menininho em inglês: esse foi o nome dado a uma bomba nuclear com alta capacidade de destruição lançada sobre a cidade de Hiroshima, no Japão, no final da Segunda Guerra Mundial, em 6 de agosto de 1945.

Esse nome código dado à bomba atômica em nada combinava com os resultados que ela seria capaz de causar para toda uma população.

A Little Boy foi lançada sobre a cidade de Hiroshima a partir do avião Enola Gay, então pilotado pelo tenente-coronel Paul Tibbets. A bomba explodiu aproximadamente às 8h15 da manhã, com uma potência equivalente a 13 kton de TNT.

A Little Boy tinha 3,2m de comprimento, 71cm de largura e massa de 4.000kg. O projeto tinha um mecanismo igual ao de uma arma para explodir uma massa de urânio-235 e três anéis de U-235. A bomba causava uma reação nuclear em cadeia.

O urânio da Little Boy foi enriquecido nas fábricas de Oak Ridge, no Tennessee, durante o chamado Projeto Manhattan.

O resultado dessa bomba atômica foi de 70.000 mortos, e um número equivalente de pessoas feridas. A longo prazo, as perdas humanas foram ainda maiores, pois muitas pessoas morreram como resultado da radiação que pairou sobre Hiroshima após o ataque nuclear.

A Little Boy demorou três anos para ser concluída e consumiu cerca de 2 bilhões de dólares.

Segundo fontes históricas, a Little Boy explodiu acima do Hospital Cirúrgico de Shima. A temperatura no centro da explosão foi de 1 milhão de graus centígrados.

Juliana Miranda, Equipe do GrupoEscolar.com.

Leia também! Assuntos relevantes