Levante dos boxers, Guerra dos boxers

Levante dos boxers, Guerra dos boxers

Por

O Levante ou Guerra dos boxers aconteceu entre 1899 e 1900. O também chamado Movimento Yijetuan, foi uma manifestação popular antiocidental e anticristã que aconteceu na China.

Nesse fato histórico, a sociedade secreta dos Punhos Harmoniosos e Justiceiros se colocou contra a expansão estrangeira. Eles queriam vencer os ocidentais.

O levante começou na província de Shandong, em meio à pobreza rural e ao desemprego. Os manifestantes garantiam que todos os problemas da China eram resultado das ações dos países capitalistas do ocidente.

Os boxers atacaram missionários evangélicos, estabelecimentos estrangeiros, cortaram linhas telefônicas e as vias férreas. O movimento foi apoiado pela imperatriz Cixi Tseu-Hi.

O auge da revolta aconteceu em agosto de 1900, quando mais de 230 estrangeiros e milhares de chineses cristãos foram assassinados.

Uma força internacional foi formada para conter o movimento. Russos, americanos, britânicos, franceses, japoneses e alemães participaram da ofensiva.

Os chineses foram derrotados e tiveram que aceitar a liquidação das sociedades secretas, o pagamento de uma indenização de guerra e a proibição de importar armas de fogo. Depois disso, a China foi condenada a adotar a política da Porta Aberta e passou a trocar favores econômicos com o Ocidente.

Leia também! Assuntos relevantes