Leucemia

Por

A leucemia é um tipo de câncer que ataca os glóbulos brancos, também chamados de leucócitos. Sua origem é desconhecida e age de forma muito agressiva na medula óssea, local de formação das células sanguíneas.

Também conhecida como tutano, a medula corresponde à porção interna dos ossos – é onde são produzidos os glóbulos brancos, os glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e as plaquetas. O câncer se desenvolve a partir do acumulo de células jovens anormais na medula, de modo que estas substituam as células normais.

A leucemia pode ser agrupada em dois tipos: crônica, quando se desenvolve de forma lenta e gradual; ou aguda, quando se alastra rapidamente. Com base nisso a leucemia é dividida em quatro tipos:

Leucemia linfoide crônica: ataca as células linfoides, desenvolvimento lento, incidência mais comum entre pessoas acima de 55 anos.

Leucemia mieloide crônica: ataca as células mieloides, desenvolvimento lento no início da doença, maior incidência entre adultos.

Leucemia linfoide aguda: ataca as células linfoides, desenvolvimento rápido, incidência mais comum entre crianças, mas também pode acometer adultos.

Leucemia mieloide aguda: ataca as células mieloides, desenvolvimento rápido, atinge todas as faixas etárias.

A causa da leucemia ainda não foi detectada, mas acredita-se na associação de diversos fatores de risco, como: tabagismo, radiação, doenças genéticas e desordens no sistema sanguíneo.

Os sintomas são anemia, inchaço dos gânglios, febre, suor noturno, perda de peso, desconforto abdominal e dores nos ossos e articulações. Por ser um tipo de câncer muito agressivo, a leucemia deve ser tratada imediatamente após o diagnóstico.

Leia também! Assuntos relevantes