Leonhard Euler

Por

Leonhard Euler nasceu em 15 de abril de 1707, na Basiléia, na Suíça. Ele era filho de um ministro religioso e foi aluno de Jean Bernoulli.

Em sua formação educacional, Euler recebeu ensinamentos sobre Teologia, Medicina, Astronomia, Física, Línguas Orientais e Matemática. Ele entrou para a Academia de S. Petersburgo, na seção se Medicina e Fisiologia.

Aos 26 anos de idade, Leonhard Euler se tornou o principal matemático da instituição. Ele desenvolveu pesquisas e escreveu artigos importantes para a revista da Academia.

Em 1735, o matemático perdeu a visão do olho direito, mas isso não prejudicou seus estudos. Graças a sua dedicação à matemática, Euler se tornou reconhecido internacionalmente e foi homenageado com menção honrosa na Academia das Ciências de Paris.

Euler passou 25 anos trabalhando na Academia de Berlim. Em 1766, ele foi para a Rússia e ocupou vários cargos nas pesquisas sobre Matemática Pura e Aplicada. Euler foi o primeiro a empregar a letra “e” como base do sistema de logaritmos naturais, a letra “pi” para razão entre comprimento e diâmetro da circunferência e o símbolo “i” para raiz de –1. Ele trabalhou em notações de Geometria, Álgebra, Trigonometria e Análise.

Sua principal obra foi lançada em 1748, a “Introdução à Análise Infinita". Ele também foi o primeiro a tratar dos logaritmos como expoentes.

Euler deu grandes contribuições ao avanço da Análise com Teoria dos Números e à Geometria. Ele escreveu mais de 500 livros e artigos sobre matemática.

Em determinada fase de sua vida, Euler teve que lidar com a cegueira total, mas, mesmo assim, continuou com suas pesquisas e publicações. O matemático morreu no dia 18 de setembro de 1783, aos 76 anos de idade. Leonhard Euler foi considerado um dos matemáticos mais importantes e completos de seu tempo.

Leia também! Assuntos relevantes