Leonardo Fibonacci

Por

Leonardo Fibonacci ( filho de Bonacci) ou Leonardo Pisano, filho de um próspero encarregado de negócios das cidades de Veneza, Pisa e Gênova, nasceu em Pisa em 1175 e passou parte da juventude no norte da Africa, onde travou contato com a cultura árabe. Em seguida viajou pelo mediterrâneo, visitando o Egito, a Síria, a Grécia, A Sícília e Cosntantinopla, o que lhe permitiu estudar vários sistemas aritméticos então existentes. Convencido que o método hindú-arábe era o melhor de todos, passou a dedicar seus esforços a transmiti-los a seus compatriotas italianos, o que o afastou totalmente de suas atividades comerciais de sua família.

De volta à Itália, publicou em 1.202 sua primeira obra , o Liber Abaci, onde pela primeira vez um cristão discorria sobre álgebra. As palavras iniciais do Liber Abaci são históricas : "Estes são os nove símbolos hindus 9,8,7,6,5,4,3,2,1. Com eles, mais o símbolo 0, que em árabe é chamado zéfiro, qualquer número pode ser escrito. ". E foi assim que os algarísmos arábicos foram introduzidos na Europa em 1.202.

Em 1.220 Leonardo escreveu a Pratica Geometriae e em 1.228 um edição enriquecida e ampliada do Liber Abaci. A estas alturas, sua reputação de grande matemático já era conhecida e, em 1.225, quando de passagem por Pisa, o imperador Frederico II decidiu promover uma espécie de competição para testar a habilidade de Leonardo. Uma das questões propostas por um conselheiro do imperador foi encontrar, pelos métodos euclidianos, um segmento x que satisfizesse a equação : x3 + 2x2+10x-20 = 0


Leonardo provou que o problema não poderia ser resolvido com régua e compasso (únicos instrumentos permitidos por Euclides ) mas deu uma solução numérica aproximada, correta até a nona casa decimal. A obra de Leonardo foi importantíssima pois inspirou inúmeros seguidores, principalmente na Itália, e representou um marco na história da ciência Ocidental.


Fonte:
O Romance da Equações Algébricas - Gilberto G Garbi

http://sandroatini.sites.uol.com.br/fibonacc.htm

Leia também! Assuntos relevantes