Biografias

Leonardo da Vinci (1452 – 1519)

Leonardo da Vinci nasceu em Anchiano, no dia 15 de abril de 1452. Ele foi um importante artista italiano e se tornou uma das figuras mais importantes do Renascimento. Da Vinci também se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.

Leonardo da Vinci contribuiu também para os avanços da aviação e da balística. Ele é considerado ainda um dos maiores pintores da história da arte. Leonardo da Vinci cresceu dentro de um ateliê de arte do renomado pintor florentino, Verrocchio.

Durante a juventude, ele trabalhou para Ludovico Sforza, em Milão. O artista também viveu em Veneza, Roma e Bolonha, e depois se mudou para a França. Em 1469, da Vinci estudou pintura com o famoso pintor de Florença, Andrea del Verrocchio.

Em 1472, o artista iniciou suas pesquisas sobre anatomia. Ele desenhou esquemas sobre o organismo humano.

Artigos relacionados

De Divina Proportione – 1490

A Última Ceia – 1495-1498

Entre as pinturas mais conhecidas de Leonardo da Vinci estão “A Última Ceia” e “Mona Lisa”, uma pintura emblemática e misteriosa que retrata Lisa del Giocondo, cônjuge de Francesco del Giocondo. Leonardo da Vinci morreu em 2 de maio de 1519, em Amboise, na França.