Leitura de imagens

Leitura de imagens

Por

O mundo é repleto de imagens. Nos deparamos diariamente com ícones, gráficos, diagramas, desenhos, pinturas e fotografias. Nesse cenário, é preciso que saibamos interpretar o significado dessas imagens para que haja a compreensão da mensagem transmitida.

Até mesmo os jornais e revistas utilizam as imagens para complementar as informações das notícias. Diante disso, vemos que as imagens não servem meramente para ilustrar, mas também para informar.

A leitura das imagens também é importante em provas de vestibular, concursos e também no ambiente escolar e acadêmico. A leitura de imagens faz parte da rotina diária da sociedade, por isso é importante que as pessoas desenvolvam a capacidade de interpretar aquilo que vê.

Na arte, a leitura das imagens é fundamental para que possamos captar a essência da obra e o que o artista queria expressar. A interpretação das imagens nos dá a dimensão daquilo que o pintor retratou.

Uma boa leitura de imagens depende da percepção. Nesse contexto, as imagens podem ter dimensões diferentes. Elas podem ser classificadas como símbólicas, quando as imagens são icônicas ou representam divindades; podem ser epistêmicas, quando trazem informações sobre o mundo e a sociedade; e estéticas, quando a imagem tem apelo estético, belo.

A leitura das imagens pode se apresentar em três níveis:

Nível Instintivo: depende da percepção e é impulsionada por elementos emotivos. Notamos as cores, formas, expressões e emoções imediatas. O nível instintivo é a primeira impressão do cérebro.

Nível Descritivo: depende da captação das primeiras informações. Nesse nível, podemos analisar os elementos da imagem. As informações podem estar relacionadas à descrição dos ambientes ou personagens da imagem.

Nível Simbólico: nesse nível é possível extrair o simbolismo. Essa ação está relacionada aos mecanismos de conhecimento, ao nosso lado racional. Essa é a fase de codificação da mensagem.

Leia também! Assuntos relevantes