Lei do airbag para carros nacionais

Uma lei brasileira assinada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 18 de março de 2009, deve aumentar cada vez mais a segurança de motoristas e passageiros de carros. De acordo com a medida, todos os veículos no Brasil terão que apresentar alguns itens de segurança reforçados de série.

A resolução determina que todos os veículos novos saídos de fábrica a partir de 2014, nacionais e importados, tenham freios ABS e airbags frontais. As montadoras tiveram um prazo, que vigorou desde 2010, para se adequarem às normas de segurança.

A partir de 2014, o Brasil terá 100% da nova frota de veículos saindo da fábrica com os itens obrigatórios. A lei 11.910 de 2009 determina que todo veículo zero km possua “equipamento suplementar de retenção - air bag frontal para o condutor e o passageiro do banco dianteiro”.

Segundo especialistas em segurança no trânsito, a medida vai ser eficiente para diminuir o número de mortes no trânsito e os custos envolvidos com os acidentes. Dessa forma, o Brasil segue a tendência de países como os Estados Unidos, onde a obrigatoriedade de dispositivos de segurança nos carros aconteceu nos anos 80.

As resoluções do Contran vão atingir a totalidade dos modelos zero-quilômetro. Alguns carros populares já foram afetados pela lei e já contam com os itens de segurança de fábrica, como o Chevrolet Classic, o Novo Fiat Uno, o Fiat Palio Weekend, o Fox, o Novo Palio e a Saveiro.