Laser e Maser

Laser e Maser

Por

O laser, sigla para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, é uma tecnologia que surgiu graças aos estudos de Albert Einstein, iniciados em 1917. A teoria da emissão estimulada foi o primeiro passo para o desenvolvimento desse avanço na Física. O laser pode ser definido como uma amplificação da luz por emissão estimulada de radiação.

Já o maser foi inventado por Charles Townes, com tecnologia semelhante ao laser, mas com o uso de moléculas de amônia. De uma forma geral, o laser e o maser têm finalidades muito diversas na ciência e na tecnologia.

Podemos dizer que o laser é um dispositivo empregado para a amplificação e geração de ondas de luz. O maser, por sua vez, é um sistema análogo ao laser, ou seja, parecido. Contudo, ele opera na região de microondas do espectro eletromagnético, contendo um oscilador de átomos ou moléculas, que ficam em estado de excitação e liberam energia em forma de radiação.

A sigla maser vem de Microwave Amplification by Stimulated Emission of Radiation, que significa amplificação de microondas por emissão estimulada de radiação.

Leia também! Assuntos relevantes