Karl Ernst von Baer

Karl Ernst von Baer

Por

Karl Ernst von Baer foi um grande médico naturalista e biólogo. De origem germânica-estoniana, Karl Ernst nasceu na cidade de Piep, na Estônia, mas se naturalizou alemão.

Ele é considerado um dos fundadores da embriologia. Baer nasceu numa família nobre de origem alemã da Westphalia. Ele estudou nas universidades de Tartu, Dorpat, Berlim, Viena e Würzburg.

Na juventude foi professor na Universidade de Königsberg (1817-1834), onde começou como assistente e depois se tornou catedrático de zoologia e de anatomia.

Baer também ensinou na Academia de Ciências de São Petersburgo (1834-1867), nas disciplinas de zoologia e fisiologia. Ele foi um dos líderes das críticas a Charles Darwin e lançou os fundamentos da embriologia comparativa.

Um importante feito de Baer foi o rastreamento da multiplicação e da diferenciação das células até o desenvolvimento embrionário nos animais. Ele descobriu os diferentes estágios de desenvolvimento do embrião.

Karl Ernst von Baer também trabalhou com Heinz Christian Pander, aprofundando o conhecimento humano sobre o embrião. Ele definiu o ectodermo, o mesodermo e o endodermo, e estudou o óvulo.

É possível afirmar que Baer contribuiu muito para criar a moderna embriologia. Ele também foi responsável por evoluções das leis da biogenética. Baer morreu em Dorpat, na Estônia, em 26 de novembro de 1876, aos 84 anos de idade.

Leia também! Assuntos relevantes