José Linhares

Por

José Linhares foi presidente do Brasil. O político nasceu em Baturité, Ceará, no dia 28 de janeiro de 1886. Com formação universitária em direito, José Linhares foi nomeado desembargador da Corte de Apelação do Distrito Federal depois da Revolução de 1930. Em seguida, ele assumiu o ministério do STF (Supremo Tribunal Federal) em 1937.

Quando o presidente Getúlio Vargas foi deposto, em 29 de outubro de 1945, o Tribunal Superior Eleitoral indicou José Linhares para assumir a presidência até 31 de janeiro de 1946. O presidente governou com foco em retomar a democracia no Brasil.

Linhares começou a mudar a realidade do Estado Novo de Vargas, enfraquecendo a intervenção governista e substituindo os interventores por membros do poder Judiciário. O presidente também trabalhou para elaborar uma nova Constituição para o país.

Outras medidas de José Linhares como presidente foram extinguir o Tribunal de Segurança Nacional, o Conselho de Economia Popular e declarar o fim do estado de emergência. Linhares também trabalhou para reduzir os efeitos da inflação.

José Linhares deixou a presidência depois de uma eleição indireta que colocou Eurico Gaspar Dutra no governo do país, em dezembro de 1945. Depois de deixar a presidência, José Linhares voltou a assumir o cargo de presidente do STF entre 1951 e 1956. O político morreu na cidade de Caxambu, Minas Gerais, em 26 de janeiro de 1957.

Leia também! Assuntos relevantes