John Von Neumann

Por

John Von Neumann foi um matemático húngaro de origem judaica, nascido em 28 de dezembro de 1903. O cientista era naturalizado norte-americano e fez grandes avanços nas áreas da Mecânica Quântica, Teoria dos conjuntos, Ciência da Computação e Economia.

John von Neumann nasceu em Budapeste, mas viveu grande parte de sua vida nos Estados Unidos. Ele foi considerado um dos mais importantes matemáticos do século XX, e trabalhou em diversas instituições de renome, como o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton, em Nova Jersey.

Von Neumann desenvolveu conceitos essenciais da Física Nuclear, como as reações termonucleares e a bomba de hidrogênio. Ele participou do Projeto Manhattan, responsável pelo desenvolvimento das primeiras bombas atômicas do mundo.

Von Neumann é conhecido por ter formalizado o projeto lógico de um computador. Até hoje, a maioria dos computadores ainda segue o modelo proposto por Von Neumann. Ele criou um modelo de computador sequencial digital.

John Von Neumann faleceu aos 53 anos de idade, vítima de um tumor cerebral. O matemático morreu em 8 de Fevereiro de 1957.

Leia também! Assuntos relevantes