Jogos Online e Sua Curiosa Origem

Chamamos de jogos online os jogos eletrônicos que podem ser jogados pela internet, conectando diversos jogadores ao mesmo tempo em uma mesma conexão. No início era possível jogar apenas com um jogador por vez, mas com a evolução da internet e dos modos de conexão, hoje é possível jogar simultaneamente com várias pessoas localizadas em diversos pontos do mundo.


Os primeiros jogos online e a evolução da internet

O primeiro jogo online surgiu em 1991, quando não existia nem mesmo banda larga. Tratava-se de um jogo de xadrez adaptado pela Apple. Nessa época, a conexão era feita através de linhas telefônicas convencionais, apresentando muita lentidão e instabilidade, além de custar muito caro, pois o preço era o mesmo de uma ligação normal.

Mais modernos, os jogos  Doom 2, Descent 2, Heretic e MechAssault, contaram com uma internet mais rápida e com menor custo. Foi a partir desse ponto que a prática de jogos online via rede mundial de computadores popularizou-se e consolidou-se como a diversão do futuro.

Com o advento da banda larga, por volta de 1997, o assunto ficou muito mais sério. A conexão de alta velocidade acessível ao público aliada à evolução dos servidores criou uma comunidade sólida em torno dos jogos online. Foi nessa época em que surgiu Quake, um dos jogos mais famosos entre os aficionados.

Com o avanço tecnológicos dos consoles e da velocidade de conexão na internet, os jogos estão cada vez mais realísticos. Agradam da geração do Atari até os mais novos, esse geração touch screen. Os consoles mais famosos hoje em dia são o Playstation e o Xbox, todos vem com wifi, o que possibilita conectar a internet e jogar on-line.
Onde encontrar jogos online gratuitos

Muitos sites disponibilizam jogos online. Busque por jogos online no google, lá você vai encontrar uma enorme variedade de jogos entre jogos de ação, luta, aventura e muito mais. É super fácil e gratuito.
Indicamos que busque por jogos em html5, eles rodam com mais “leveza” e com maior compatibilidade com a maioria dos browsers. O google, detentora do browser Chrome bloqueou jogos em flash e outras tecnologias mais antigas. Agora esses jogos eletrônicos não funcionam automaticamente no Chrome. Essa medida foi tomada para promover segurança entre os usuários da internet, visto que os jogos em flash poderiam instalar sem permissão, programas maliciosos em computadores. Além dessas vantagens todas, boa parte dos jogos em html5 funcionam nos celulares, o que incentiva ainda mais seu uso, já que o desktop está em declínio.

Boa diversão e que esse artigo tenha te proporcionado informações interessantes e relevantes sobre o recente histórico dos games online.

Leia também! Assuntos relevantes