Jean Bernoulli

Por

Jean Bernoulli foi um matemático que nasceu na cidade da Basiléia, na Suíça, em 07 de agosto de 1667. Jean pertencia a uma família de muita tradição nas ciências exatas. Ele era filho de Nicolau Bernoulli, e irmão do matemático Jacques Bernoulli.

Jean Bernoulli estudou medicina, mas acabou se apaixonando pela matemática e seguindo por esse caminho profissional. Em 1691, ele passou a estudar a teoria do cálculo diferencial e integral, e escreveu dois livros sobre o assunto.

Ele trabalhou como professor na Universidade de Grõningen e fez muitos estudos sobre a matemática. Jean era chamado de "Arquimedes do seu tempo" e foi apontado como um dos principais matemáticos da família Bernoulli.

Jean dedicou toda a sua vida à matemática aplicada e desenvolveu estudos sobre o cálculo das variações, a refração da luz, as trajetórias ortogonais de famílias de curvas, entre outros temas.

Um famoso discípulo de Jean Bernoulli foi o matemático Euler. Bernoulli ficou conhecido no mundo todo por seus trabalhos de matemática, física e engenharia.

Infelizmente, o matemático acabou sozinho. Ele foi abandonado pela família em 1747 e acabou ficando louco. Jean Bernoulli morreu no dia 1 de Janeiro de 1748, aos 81 anos de idade.