Jan Baptist van Helmont

Jan Baptist van Helmont

Por

Jean Baptist van Helmont foi um médico, químico e fisiologista nascido em Bruxelas, na Bélgica, em 12 de janeiro de 1577.

Ele é considerado por muitos como o fundador da química pneumática, e é lembrado em grande parte por suas idéias sobre a geração espontânea e a introdução da palavra "gás" no vocabulário científico.

Van Helmont era o caçula de cinco filhos. Ele foi educado em Leuven, e durante alguns anos interrompeu seus estudos para viajar pela Suíça, Itália, França e Inglaterra.

Retornando ao seu país, van Helmont obteve um diploma de medicina em 1599. E em 1609 ele finalmente obteve seu doutorado na área.

Segundo sua biografia, van Helmont foi o primeiro químico a compreender que existem gases distintos na atmosfera.

van Helmont foi um homem de contradições. Por um lado, ele era discípulo de Paracelso, um místico e alquimista. Por outro lado, ele foi tocado com a nova aprendizagem com base na experiência, influência de Galileu e Francis Bacon.

van Helmont foi ainda um observador atento da natureza e um católico fiel.

O médico deixou uma extensa obra sobre digestão. Segundo van Helmont, a digestão era auxiliada por um reagente químico, ou "fermento", dentro do corpo. A ideia do médico estava muito próxima ao nosso conceito moderno de enzimas.

van Helmont morreu em 30 de dezembro de 1644.

Juliana Miranda, Equipe do GrupoEscolar.com.

Leia também! Assuntos relevantes