Itamar Franco

Por

Itamar Augusto Cautieiro Franco nasceu em 28 de junho de 1930, na Bahia, mas com poucos meses de vida foi com a mãe para Juiz de Fora (MG).

Em 1954 formou-se em engenharia civil e eletrotécnica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Nesse momento, Itamar Franco já atuava no movimento estudantil

Sua vida política começou no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), por onde candidatou-se a vereador, em 1958. Assumiu seu primeiro cargo eletivo como prefeito de Juiz de Fora em 1967, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e foi reeleito em 1972, mas renunciou ao mandato dois anos depois para concorrer ao senado.

Como senador, Itamar Franco teve participação em vários assuntos polêmicos e importantes.

Em 1980, Itamar ajudou a fundar o PMDB, partido pelo qual foi reeleito para mais um mandato de senador no ano de 1982.

Em 1989, na primeira eleição direta depois da Ditadura Militar, foi eleito vice-presidente de Fernando Collor de Mello. E tornou-se presidente do Brasil depois do impeachment de Collor.

Itamar Franco governou o Brasil entre 1992 e 1994 e, nesse período, implantou o Plano Real, que reduziu a inflação e estabilizou a moeda brasileira.

Depois disso, Itamar Franco continuou exercendo grande influência na política brasileira ocupando o cargo de senador.

No dia 21 de maio de 2011, Itamar Franco foi diagnosticado com leucemia, e por isso, acabou se licenciando do Senado para tratar da doença no Hospital Albert Einstein. No dia 27 de junho, um boletim médico do hospital divulgou que o estado de saúde de Itamar Franco tinha se agravado em razão de uma pneumonia que o levou à UTI.

Itamar faleceu na manhã do dia 2 de julho de 2011. O corpo do ex-presidente foi cremado no Cemitério de Contagem, e suas cinzas foram depositadas no jazigo da família em Juiz de Fora.

Juliana Miranda do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes