Islândia

Por

A Islândia é um país nórdico situado no continente europeu, próximo ao Oceano Atlântico Norte. Com uma população que chega a mais de 319 mil habitantes, a Islândia é um país desenvolvido e com uma característica cosmopolita, cerca de dois terços de sua população vivem na área metropolitana.

A área total da Islândia é de 103 000 km². A capital do país é Reiquiavique.

A Islândia é marcada por uma atividade vulcânica constante, mas a geografia do país também conta com planaltos, montanhas e geleiras. A nação tem climas temperado e oceânico.

O país já foi classificado como o mais desenvolvido do mundo pelo Índice de Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas.

Geologicamente, a Islândia pode ser considerada tanto parte da Europa, quanto da América do Norte. O país é considerado a 18ª maior ilha do mundo.

O idioma falado na Islândia é o islandês e a religião predominante é a Luterana. Politicamente, a Islândia se apresenta como uma república democrática representativa parlamentar, com um Primeiro-ministro e um sistema multipartidário.

Podemos dividir a Islândia em oito regiões:
Austurland – Oeste

Höfuðborgarsvæði - Distrito da Capital

Norðurland Eystra – Nordeste

Norðurland Vestra – Noroeste

Suðurland – Sul

Suðurnes - Península Austral ou Sudoeste

Vestfirðir - Fiordes do Oeste

Vesturland - Leste

O país é dividido em vinte e três condados e setenta e dois municípios, incluindo vilas rurais. A economia da Islândia é capitalista, as taxas de desemprego são baixas e a renda é bem distribuída entre a população.

A Islândia só é pobre em recursos naturais, não apresentando grandes variedades de árvores e ecossistemas.

O país é recém-industrializado e tem se destacado na produção de softwares, biotecnologia, serviços financeiros e no turismo.

Leia também! Assuntos relevantes