Inversão Térmica

A inversão térmica, normalmente é um processo naturalmente provocado pelo encontro de massas de ar com temperaturas, umidade e pressão atmosférica diferentes. Em situações normais provoca a formação da neblina ou cerração, podendo chegar até a formação de geada. Em lugares onde este fenômeno ocorre com maior freqüência, como a neblina em Londres, na Inglaterra, nós chamamos de “FOG”; e nos lugares onde o ser humano esteja poluindo muito o ar, nós denominamos de “SMOG”. Esta situação ocorre com muita freqüência nos grandes centro urbanos, principalmente naqueles que são mais industrializados e com muito tráfego de automóveis.

Inversão térmica, como o próprio nome indica, é quando a temperatura do ar fica ao contrário do normal, isto é, o avanço de uma massa de ar fria expulsa o ar mais quente para altitudes elevadas, ficando na superfície o ar mais frio dessa massa de ar.

Uma das principais causas da inversão térmica em área muito poluída, é que o ar frio da superfície impede que o material poluído se disperse para altitudes mais elevadas, afetando assim o ar que as pessoas vão respirar.

Você já notou que há sempre uma época do ano em que os problemas de saúde das crianças e de pessoas mais velhas se agravam, principalmente com problemas de respiração.

Você que mora numa cidade grande, observe da próxima vez que isto acontecer, que vai coincidir com as mudanças de temperatura na região em que você está morando.

Fonte: http://www.scribd.com/doc/3274208/Conhecimentos-Gerais-e-Atualidades-Apostila-01