Infecções Gonocócicas

Infecções Gonocócicas

Por

São classificadas como infecções gonocócicas todas as doenças ocasionadas pelo gonococo que foi descrito por Neisser no ano de 1879. O agente patológico desta doença chama-se Neisseria Gonorrhoerae, e aparece principalmente na uretra do homem e da mulher.

A bactéria das infecções gonocócicas podem atingir órgãos e articulações. A forma mais conhecida desta doença é a gonorreia, uma infecção bastante comum e que se manifesta como uma uretrite purulenta no homem e uma cervicite na mulher.

Outra infecção que faz parte desta categoria é a conjuntivite, que aparece muito em recém-nascidos de mães infectadas pela gonorreia. Atualmente, o principal fator de risco para a infecção gonocócica é a exposição sexual sem preservativo.

As infecções gonocócicas são doenças perigosas e que devem ser tratadas de forma adequada. O problema pode se manifestar de maneira cutânea, com lesões e outros sintomas. A doença pode evoluir para um problema inflamatório grave em pessoas com vida sexual ativa.

A infecção gonocócica disseminada (IGD) é uma variação da doença que resulta da bactéria gonocócica, levando à artrite séptica, à síndrome de poliartrite e à dermatite. As complicações da doença incluem também a meningite e a osteomielite.

Leia também! Assuntos relevantes