Infecção Urinária

Infecção Urinária

Por

Infecção urinária, como evitar?
Popularmente conhecida como cistite, a infecção urinária é uma doença muito comum entre as mulheres, mas pode eventualmente manifestar-se entre os homens. Trata-se de uma infecção provocada pela presença de bactérias, fungos, vírus ou microrganismos em qualquer parte do sistema urinário.

O transtorno se manifesta quando os microorganismos multiplicam-se na região da uretra e se infiltram no canal da urina até chegar à bexiga. Na maioria dos casos a causa principal é causada por uma bactéria que integra a flora intestinal, a Escherichia Coli.

Considerada uma infecção de tratamento fácil, caso não seja detectada a tempo, pode gerar complicações como infecção dos rins e vias urinárias superiores. Por isso é preciso ficar atento aos sintomas.

Os sintomas da infecção urinária são: dor e ardência ao urinar, vontade frequente de ir ao banheiro (mesmo quando a quantidade de urina é reduzida), mau cheiro, presença de sangue na urina e nos casos mais avançados, febres, calafrios e enjoos.

Existem alguns cuidados básicos que visam prevenir esse tipo de infecção. É muito importante manter uma boa higiene íntima, lavar as mãos antes e depois de urinar, ingerir ao menos 2 litros de água por dia (para não sobrecarregar os rins) e se lavar após o ato sexual.

Por possuírem a genitália mais exposta, as mulheres com vida sexual ativa são as mais atingidas pelas infecções urinárias. O tratamento deve ser indicado por um médico após confirmação do diagnóstico. Geralmente são administrados antibióticos e são raros os casos que precisam de internação.

Leia também! Assuntos relevantes