Infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV)

Infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV)

Por

A infecção pelo papilomavírus humano, conhecido como HPV, faz parte da família Papovaviridiae e atinge principalmente as mulheres. Esta doença é caracterizada pelo aparecimento de verrugas e lesões na pele e nas mucosas, podendo evoluir para o câncer do colo do útero.

O HPV é transmitido nas relações sexuais sem camisinha. Muitas mulheres apresentam o papilomavírus, mas não manifestam a doença, pois contam com um sistema imunológico forte o suficiente para combater a infecção. Contudo, existem tipos agressivos de HPV que podem evoluir para problemas sérios de saúde, dando origem, inclusive, a tumores malignos.

A prevenção do HPV só é possível com o controle ginecológico periódico e com o sexo seguro. Atualmente, existe uma vacina para previnir a infecção pelo HPV e que combate os subtipos de alto risco para o câncer do colo do útero.

A infecção pelo papilomavírus humano também pode levar ao surgimento dos condilomas acuminados, que são tipos de verrugas, também chamadas de cristas-de-galo. Estas verrugas podem aparecer nos genitais masculinos e femininos.

O papilomavírus humano também pode se manifestar na região do ânus. Para as mulheres, a realização do exame de prevenção ginecológico, conhecido como Papanicolau, é fundamental para detectar alterações no colo do útero. Este exame deve ser feito uma vez ao ano.

Mulheres e homens que notem o surgimento de verrugas na cabeça do pênis, na vulva da vagina ou na região do ânus devem procurar atendimento médico.

Leia também! Assuntos relevantes