Indústrias

Por

As indústrias sustentam boa parte da economia mundial e são responsáveis pela criação de muitos empregos.

As indústrias são extremamente importantes para a economia mundial. São elas também que geram grande parte dos empregos formais nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

As indústrias atuam em diversos segmentos destinados à transformação de matéria-prima em algum produto final. Geralmente, o resultado do trabalho industrial é colocado à venda no mercado.

A indústria moderna opera com a mecanização, o uso de robôs e sistemas de computadores e com a mão-de-obra humana. Existem indústrias de base, de bens de consumo, indústrias extrativistas, entre outras.

Vamos conhecer um pouco sobre cada tipo de indústria:

Indústria de bens de produção – Trabalha na transformação da matéria-prima retirada da natureza. Fornece equipamentos e outros instrumentos a outros tipos de indústrias. As indústrias de bens de produção também são chamadas de indústria de base.

Indústria de bens de consumo – Trabalha para abastecer o mercado que atende o consumidor final. São classificadas conforme as mercadorias que produzem. Essas indústrias podem ser de bens duráveis (montadoras de carros e eletrodomésticos, como a Ford e a LG); e de bens não-duráveis (indústrias alimentícias e de vestuário, como a Nestlé, a Unilever e a Coca-Cola).

Indústria pesada – Trabalha com a produção de insumos. Como exemplos temos os setores de metalurgia e química.

Indústria Extrativista – Trabalha com a retirada e a exploração de recursos naturais. Temos nessa área a exploração de metais, rochas, petróleo e gás natural. No Brasil, um exemplo é a Petrobras.

Para que todas essas empresas se instalem numa determinada localidade é preciso alguns detalhes. Para que uma cidade possa atrair investimentos e novas plantas industriais, ela deve ofecerer incentivos, subsídios financeiros, ter uma boa rede de empresas satélites fornecedoras, mão-de-obra qualificada, mercado consumidor e uma boa localização para o escoamento da mercadoria.

Leia também! Assuntos relevantes