Independência da Moldávia

Independência da Moldávia

Por

A Moldávia é um país localizado no leste europeu. A nação alcançou sua independência no dia 27 de Agosto de 1991. Essa data é celebrada anualmente pelos cidadãos da Moldávia.

A independência desse país europeu foi resultado direto da queda do Muro de Berlim, fato que aconteceu em 1989. A história da República da Moldávia foi marcada por grande dependência em relação aos países vizinhos, como Romênia e Rússia.

A Moldávia surgiu após a dissolução da União Soviética. Hoje, o país é uma república parlamentarista, e tem uma população de cerca de 4 milhões de pessoas.

Em 1918, a Moldávia foi integrada à Romênia, mas a Rússia acabou reconquistando o território, em 1940. Depois de anos de dependência, o país conseguiu alcançar o status de país independente e fragmentado da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

O processo de independência do país se consolidou em março de 1994, após um referendo que possibilitou que o país integrasse a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), grupo formado pela Rússia e pelas antigas nações da URSS.

Depois da independência da Moldávia, o país enfrentou alguns movimentos separatistas, mas acabou alcançando sua autonomia e se transformando em um dos países mais desenvolvidos da Europa.

Atualmente, ainda existem discussões sobre uma possível reunificação da Moldávia com a Romênia. Algumas camadas da sociedade acreditam que, no futuro, os dois países voltarão a se unir num governo único.

Leia também! Assuntos relevantes