Imposto de Renda

Por

O imposto de renda, como o nome sugere, é o imposto cobrado sobre o rendimento do trabalhador, de acordo com uma tabela estabelecida pelo governo. Esse tipo de imposto existe em vários países.

No Brasil, temos o imposto destinado à pessoa física e à pessoa jurídica. Todos os trabalhadores que contam com remuneração mensal que atinge o valor mínimo da tabela são obrigados a deduzirem uma certa porcentagem de sua renda média anual e destiná-la para o governo federal.

O imposto de renda brasileiro foi instituído em 1922. A cobrança é coordenada pelo Ministério da Fazenda, por meio da Receita Federal.

Para chegar ao valor que cada contribuinte terá que pagar é preciso que ele prepare uma declaração de ajuste anual de quanto deve. A declaração deve ser apresentada uma vez por ano, entre os meses de março e abril.

Desde 2011, as declarações de imposto de renda no Brasil são feitas pela internet ou em disquetes. O dinheiro arrecadado no Imposto de Renda é utilizado em gastos com a saúde, educação, programas sociais, obras de infraestrutura, ações de defesa do meio ambiente, segurança pública e estímulo à pesquisa científica, cultura e esporte.

Em 2011, a Receita Federal arrecadou um total R$ 249,818 bilhões com o imposto de renda. A alíquota para cada categoria de contribuinte varia de zero a 27,5% e a faixa de isenção é estabelecida para aqueles que ganham até R$ 1.566,61 por mês.

Leia também! Assuntos relevantes