Importância dos Zigomicetos

Importância dos Zigomicetos

Por

Os zigomicetos são classificados como fungos terrestres. Eles se formam por hifas de paredes quitinosas e podem ser considerados parasitas ou saprófitas, ou seja, um tipo de fungo que vive no solo e se alimenta de matéria orgânica morta.

Os zigomicetos não têm esporos flagelados. Os fungos apresentam uma reprodução sexuada com zigósporos, ou assexuada com esporângios. Existem mais de 750 espécies de zigomicetos, como o Rhizopus, o Pilobolus, o Entomophthora e o Gigaspora. Em muitos casos, os zigomicetos são considerados pragas, pois atacam plantações e frutas.

Os fungos são ruins para a preservação dos alimentos. Por isso, existe a necessidade de se utilizar antifúngicos em diversas culturas de alimentos no campo.

Em contrapartida, os zigomicetos são importantes para ajudar na decomposição da matéria orgânica e também são usados para controle biológico de algumas espécies de insetos.

Para o homem, os zigomicetos podem causar infecções por meio do contato com alimentos contaminados. O zigomiceto mais conhecido é o Rhizopus stolonifer, chamado de bolor negro. Esse fungo se forma em massas úmidas de alimentos ricos em carboidratos.

Leia também! Assuntos relevantes