Importância dos oceanos e mares

Importância dos oceanos e mares

Por

Os oceanos e mares representam 97% de toda a água existente no planeta Terra.

O planeta Terra é coberto por uma grande área de oceanos e mares. Aproximadamente 71% do planeta são compostos por água salgada.

Nossos principais oceanos são: o Pacífico, o Atlântico, o Antártico, o Ártico e o Índico. Em relação aos mares, temos também três tipos: mares abertos, mares continentais e mares fechados.

Os oceanos e mares são importantes pois abrigam uma enorme biodiversidade. Nesses ecossistemas aquáticos temos uma rica fauna e flora marinha, tão fundamental para a estrutura do planeta quanto as florestas.

A área responsável por estudar os oceanos e mares é a oceanografia. As pesquisas desses ambientes nos auxiliam no entendimento do equilíbrio climático do planeta.

Os oceanos e mares são responsáveis pelos fitoplanctons, seres que atuam na produção de parte do oxigênio do planeta. Além disso, os ambientes marinhos desempenham um papel de regulação da vida na Terra.

A relação entre oceano e atmosfera ajuda a equilibrar a temperatura do planeta. Os oceanos contam com 97% de toda a água do mundo. Assim, esses ecossistemas são fundamentais no processo fotossintético.

Outro ponto importante é que do fundo do mar, o homem extrai minerais e petróleo. A água do mar também é aproveitada em alguns países para a geração de energia elétrica.

A principal riqueza dos oceanos e mares está nos 100 milhões de toneladas de pescado que o homem consome, nos diversos tipos de algas e animais marinhos que possui e nas substâncias que são utilizadas para a fabricação de remédios.

Além da importância ambiental, os oceanos também contribuem para o escoamento de bens e mercadorias entre as nações, estimulando a economia e a globalização. Eles ainda são utilizados em estratégias militares.

Leia também! Assuntos relevantes