Biografias

Immanuel Kant

Immanuel Kant foi um filósofo alemão, nascido em 22 de abril de 1724, em Königsberg. Em sua trajetória, Kant ficou conhecido como um dos filósofos mais influentes da cultura ocidental. Ele é considerado o fundador da Filosofia Crítica.

Kant era filho de um artesão. Ele estudou em uma escola protestante e dedicou grande parte de sua vida à sua formação.

Depois de formado, ensinou Geografia e Ciências Naturais em uma escola secundária e escreveu suas obras. Immanuel Kant seguia a ciência newtoniana e realizava diversos estudos de Ciências Naturais e da Física de Newton.

Vida e obra de Immanuel Kant

Em 1749, Immanuel Kant publicou a obra “Pensamentos Sobre o Verdadeiro Valor das Forças Vivas”. Ele se formou em Filosofia e Matemática pela Universidade de Königsberg, e, mais tarde, obteve o título de doutor em filosofia.

O filósofo também foi o autor de “A História Universal da Natureza e Teoria do Sol”, livro que trata da cosmologia e da origem e evolução do sistema solar. A partir do ano de 1770, Kant foi escolhido para ser professor da Universidade de Königsberg.

Em 1781, ele lançou o trabalho “Crítica da Razão Pura”, que deu origem a seu método batizado de criticismo. Para Kant, o empirismo de alguns filósofos e o racionalismo de outros eram falhos. Ele acreditava que o conhecimento era constituído de matéria e forma.

Ele escreveu leis éticas para guiar os seres humanos. Estas leis receberam o nome de “Imperativo Categórico”, que tinha como regra a seguinte conduta: “Age de maneira tal que a máxima de tua ação sempre possa valer como princípio de uma lei universal.”

Imanuel Kant morreu em Königsberg, na Alemanha, no dia 12 de fevereiro de 1804. Kant ficou conhecido por ter estabelecido as bases para a ética moderna.

Kant não se casou e não teve filhos. Ele dedicou sua vida aos estudos e à produção de importantes obras da história da filosofia. Immanuel Kant foi um dos principais pensadores da filosofia moderna.

Kant defendia uma realidade objetiva. Para ele, a mente humana não seria capaz de alterar a realidade, mas sim de alterar a experiência individual da realidade para cada pessoa.