Idealismo

Por

O idealismo foi um movimento filosófico que valorizava muito as ideias ou concepções humanas. O movimento do idealismo está relacionado com a capacidade humana de idealizar.

Essa corrente filosófica considera a ideia como o princípio do ser e do conhecimento humano. Na prática, o idealismo é o oposto do materialismo.

Os idealistas acreditavam que apenas a reflexão nos permite desenvolver o conhecimento. O idealismo também está associado aos valores, como o otimismo, a moral, a ética e a esperança.

O idealismo busca uma reflexão entre o ser e o ter. Para essa filosofia, a consciência é a principal ferramenta humana.

Para os idealistas, a consciência tem uma existência real. Existem alguns tipos de idealismo, como o idealismo subjetivo e o idealismo objetivo. Veja:

Idealismo Subjetivo: tem como base as sensações, as percepções e a consciência do indivíduo.

Idealismo Objetivo: tem como base a consciência impessoal.

O movimento do idealismo surgiu a partir da reação da sociedade à divisão de classes sociais e à desigualdade. A filosofia apareceu como um processo de conhecimento e reação.

O idealismo é um pensamento antigo, que teve bastante influência nos séculos XVIII e XIX, graças às ideias de Kant e Hegel. O idealismo desse período reflete o compromisso da burguesia da Alemanha com os rumos políticos e econômicos do país.

Hegel, por exemplo, encarava o idealismo como um processo de movimento, mutação e desenvolvimento contínuo. Hegel é considerado o último representante da filosofia idealista.

Leia também! Assuntos relevantes