Hugo Chávez

Por

O líder venezuelano Hugo Chávez faleceu em 5 de março de 2013, aos 58 anos.

Hugo Chávez Frias nasceu em Sabaneta, estado Barinas, em 28 de julho de 1954. Depois que ele terminou o ensino médio, viajou para Caracas para continuar a sua educação. Chávez participou da Academia Militar da Venezuela, onde se graduou com uma licenciatura em Ciências Militares e Artes em 5 de julho de 1975.

Tendo os pais como os professores ele viveu num meio intelectual. Chávez era apaixonado por beisebol. Quando ele era criança, jogou beisebol e se mostrou um bom arremessador.

Depois de obter seu diploma, ele continuou com a carreira militar. Durante esse tempo, Chávez teve várias atribuições, uma delas foi atuar como instrutor de ética militar.

Logo depois, ele começou a plantar as sementes para um golpe de Estado que aconteceria em 1992. Em 1982, ele fundou o Movimento Revolucionário Bolivariano. Entre 1989-1990, ele estudou Ciências Políticas na Universidade Simon Bolivar, em Caracas.

Finalmente, em 92, Hugo Chávez liderou um golpe militar mal sucedido contra o presidente Carlos Andres Perez. Essa tentativa o lançou no cenário político e, ao mesmo tempo, lhe rendeu dois curtos anos de prisão.

Ele acabou perdoado pelo presidente Caldera e foi colocado em liberdade. Em seguida, começou a organizar um partido político chamado Movimento Quinta República (MVR), o que o levaria ao poder quatro anos depois.

Em novembro de 1998, uma coalizão de pequenos partidos de esquerda conquistou 34% das cadeiras no Congresso Nacional e apresentou Chávez como seu candidato presidencial. Após a campanha, Chávez saiu vitorioso das eleições de 1998, com 56% dos votos.

Os discursos e ações de Chávez eram extremos. Ele era inimigo dos Estados Unidos e amigo de Cuba. Hugo Chávez se mostrou um líder populista apoiado por partidos de esquerda.

Em sua vida pessoal, foi casado e teve cinco filhos. O presidente Hugo Chávez morreu no dia 5 de março de 2013, após uma batalha de dois anos contra o câncer.

O líder socialista foi substituído no poder por seu amigo Nicolas Maduro. Chávez morreu aos 58 anos, depois de ter passado por quatro operações em Cuba para tentar evitar que o câncer detectado na região pélvica se espalhasse.

Leia também! Assuntos relevantes