História do bolo de mandioca

História do bolo de mandioca

Por

O bolo de mandioca é uma iguaria da culinária brasileira. A receita tem origem indígena e está relacionada ao cultivo da mandioca na bacia tropical do Rio Amazonas.

A mandioca era cultivada por muitas tribos no Brasil. Quando os colonizadores portugueses chegaram ao país, eles logo perceberam que a mandioca era um alimento importante entre os nativos graças ao seu farto valor nutricional.

As raízes da mandioca eram utilizadas para fazer vários tipos de alimentos. Dessa forma, a mandioca se tornou base da dieta alimentar do brasileiro.

Com o tempo, vários subprodutos da mandioca começaram a ser consumidos, como a farinha de mandioca. O alimento foi muito consumido nas expedições dos bandeirantes paulistas.

A mandioca é utilizada para fazer receitas doces e salgadas. O bolo de mandioca é um dos mais consumidos no nordeste e no norte do Brasil. Além do bolo, a fécula da mandioca também é utilizada para fazer a deliciosa tapioca.

Outras receitas importantes são o pãozinho mineiro de mandioca e o biscoito de tapioca. O bolo de mandioca faz muito sucesso e é consumido no Brasil desde o período colonial.

Leia também! Assuntos relevantes